top of page

Fique por dentro das atualizações
Inscreva-se na newsletter para ficar sabendo dos novos textos.
Blog


Contra a autonomia
Infelizmente, as pessoas tentam entender “autonomia da arte” a partir do boteco. Toda sorte de vulgarizações decorre disso. Não entendem autonomia, seja em Kant, Greenberg ou Adorno. No entanto, afirmam ser contra  a autonomia. 	Isso diz muito mais, é claro, sobre a alergia da contemporaneidade a qualquer tipo de mediação densa, seja essa construção, fantasia ou ficcionalização. 	Também diz muito sobre as modas dos dias: autoficção, memorialística, literatura testemunhal, aut

Luciana Molina
18 de out.1 min de leitura


Estilo de contistas
Um caso é o de Hemingway. Em seus textos sempre paira algo de perigoso. Um dos seus temas favoritos é a morte. E ele constrói uma tensão a partir da qual a morte, ou pelo menos um acidente, uma fatalidade, pode ocorrer até o fim do conto (e, não raro, ocorre mesmo). 	Apesar da contenção estilística, há uma proximidade ao id e à pulsão de morte em Hemingway. O que ele não se aventura em termos de estilo, ele o faz em paixões.

Luciana Molina
18 de out.1 min de leitura


Sobre a psicanálise como chave interpretativa
Quando escrevo, estou sempre voltando às minhas preocupações mais prementes. Psicanálise selvagem ou não, a fixação de um poeta em metaforizar o sexo cunilíngua no mínimo parece dizer que ele dá um enorme valor a isso.

Luciana Molina
18 de out.1 min de leitura
bottom of page